redescobrir o sabor dos alimentos
Outubro 23, 2020

Redescobrir o sabor dos alimentos: Dicas e receitas deliciosas…

Por Joana Bessa

Redescobrir os sabores em função das estações, das regiões, sentir o cheiro da terra, dar uma trinca numa vagem deliciosa acabada de colher, aproveitar os alimentos inteiros e combater o desperdício, foi sem dúvida uma experiência que me apurou os sentidos, na excelente companhia do Marco e da Isa, responsáveis pelo projeto HUMUS Agricultura Biológica.

Como tudo começou…

O Marco e a Isa decidiram trocar o jornalismo e a nutrição pela entrega da sua juventude à terra… Sempre sonharam em ter um projeto de vida que lhes permitisse um dia formar uma família, num ambiente saudável, em contacto com a natureza e com os filhos sempre pertinho deles.

Acordaram produzir frutos e legumes únicos, especialmente tratados.

Com todo o carinho e dedicação que cada ser e boca merece, plantaram e cultivaram a terra, investigaram e trocaram experiências com outros produtores e escolheram os melhores parceiros. E assim desenharam um caminho novo, de costas voltadas para o progresso da quantidade e seguiram em busca da essência do sabor de verdade.

agricultura biologica

” O agricultor será sempre o espectador privilegiado diante do espetáculo das estações…”

HUMUS Agricultura Biológica

Visitar a HUMUS, vai muito para além de fazer umas simples compras…

Quando um projeto assenta na transparência, na confiança e fomenta relações pessoais, é possível vermos alguns dos consumidores a ajudarem na quinta e perceber o prazer e alegria que tiram dessa atividade. Assim como, quando visitamos os mercadinhos da Humus, podemos assistir à troca de informações valiosas e entusiasmantes sobre a confeção, propriedades e versatilidade dos alimentos. São estas uma das grandes vantagens de comprar em produtores locais. Uma experiência rica e de partilha.

Dicas: digam não ao desperdício e deliciem-se:

  • Alho Francês: as folhas verdes não devem ser desperdiçadas, são ótimas para aplicar na confeção de sopas. Do mesmo modo, podemos aproveitar o talo para fazer um apetitoso salteado em azeite e bacon e os “bigodes”(raiz branca) podem transformar-se num Topping super especial para uma salada (frite em azeite durante 2 a 3 minutos, deixe arrefecer e junte à salada este crocante e saboroso ingrediente).
  • Folhas da beterraba: as folhas da beterraba são ricas em fibras, vitaminas e com propriedades antioxidantes, são ótimas para quem quer emagrecer com saúde. Ainda mais, podemos fazer um belo sumo detox ou por exemplo, fazer uma salada com queijo de cabra e nozes, salteadas ou na sopa, entre muitas outras utilidades.
  • Abóbora Hokkaido: é uma fruta utilizada como legume muito nutritiva e sustentável! Tudo se pode aproveitar… esta abóbora pode e deve ser comida com casca. As suas sementes secas, podem ser aproveitadas para enriquecer um iogurte ou como snack assadas no forno com sal e azeite.

E foram estas dicas maravilhosas e a cor sedutora da abóbora Hokkaido que me fizeram apaixonar por este alimento e querer explorar as suas potencialidades…

Joana Bessa

Receitas deliciosas com abóbora hokkaido

A abóbora Hokkaido é uma fruta de pele espessa, mas utilizada como legume na culinária. É rica em diversos nutrientes e tem poucas calorias☺️. Esta abóbora é adocicada e apetitosa, com um sabor semelhante à castanha e com uma textura muito aveludada. Além disso, tem uma vantagem fantástica, que é o facto da casca ser comestível, portanto podemos e devemos aproveitar este alimento inteiro e beneficiar de todas as propriedades.

sopa de abobora

Creme de abóbora Hokkaido com croutons de parmesão

Nada é tão aconchegante como comer uma boa sopa caseira e acabada de fazer. Mas quando é daquelas que nos tira do sério, só nos resta agradecer e aproveitar cada minutinho de prazer que ela nos proporciona. Este creme é um mix de inspiração entre dicas do Jamie Oliver e o meu cunho pessoal, como “soup addicted” que orgulhosamente sou.

Simplicidade é o último grau de sofisticação… O segredo está nos detalhes, na proporção e escolha criteriosa dos ingredientes.

Continuação…

Sugiro que durante a preparação do creme, beba um belo copo de vinho branco e ouça uma música à escolha que o/a inspire…

Como prato principal, que tal uma alheira de caça acompanhada de uns grelos salteados e um ovo estrelado?

Ingredientes:

Número de doses: 4

  • 1 kg de Abóbora Hokkaido (Humus – agricultura biológica)
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 cenoura
  • 1 talo de aipo
  • 2 quadradinhos generosos de bacon (sem pele)
  • Sal q.b
  • Pimenta q.b
  • 3 padas de centeio ou fatias de pão de Rio Maior ou um bom pão alentejano.
  • oregãos q.b
  • queijo parmesão q.b.
  • Azeite

Descrição:

  1. Corte a abóbora em pedaços “COM CASCA” e reserve.
  2. Não deite fora as sementes, são um delicioso snack, tostadas no forno.
  3. Refogue num bom fio de azeite a cebola e o bacon.
  4. Adicione o alho, a cenoura e o aipo e deixe libertar os aromas.
  5. Tempere com sal e pimenta.
  6. Junte a abóbora “COM CASCA” e mexa por alguns segundos.
  7. Acrescente água até cobrir e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia.
  8. Enquanto espera vá preparando os croutons.
  9. Corte as padas em cubinhos e coloque-os numa travessa que possa ir ao forno.
  10. Adicione azeite, orégãos e queijo parmesão ralado q.b
  11. Misture tudo e leve ao forno até ficarem douradinhos e crocantes.
  12. De volta ao nosso creme, triture tudo muito bem e retifique o sal e a pimenta.
  13. Sirva o creme com um punhado de croutons e um fio de azeite.

Doce de abóbora Hokkaido

doce de abóbora Hokkaido

Quando fiz este doce, senti-me um verdadeiro desenho animado, completamente hipnotizada pelo cheiro incrivelmente bom que esta iguaria imana e perfuma a cozinha toda. Acima de tudo, escolhi fazer o doce com a abóbora Hokkaido, por esta já ter um sabor adocicado e assim ser possível cortar bastante ao açúcar. Poder usá-la com casca torna esta “gulodice” mais nutritiva e com uma textura aveludada. Este doce é delicioso e muito versátil, vejam mais abaixo algumas sugestões de combinações perfeitas.

Ingredientes:

Número de doses: 2 frascos médios

  • 1,100kg de Abóbora Hokkaido
  • 350 gr de açúcar amarelo
  • 2 paus de canela
  • Sumo e raspa de 1 laranja

Descrição:

  1. Lavar bem a abóbora, pois vai usá-la “COM CASCA”.
  2. Tire as pevides e os fios e corte-a em quadradinhos pequenos.
  3. Coloque num tacho os quadradinhos de abóbora, adicione o açúcar e os paus de canela.
  4. Deixe repousar durante 1 hora.
  5. Junte o sumo e a raspa de 1 laranja.
  6. Deixe cozinhar em lume brando e vá mexendo de vez em quando até que a abóbora se desfaça completamente e fique uma espécie de um puré macio e aveludado.
  7. O doce deve ficar húmido e solto. Se necessário adicione 2 colheres de sopa de água.

Este doce combina na perfeição com:

  • Requeijão ou gelado do mesmo.
  • Folhados de queijo de cabra e alheira com uma pincelada generosa de doce de abóbora.
  • Lombo de porco recheado com doce de abóbora e alheira ou castanhas.
  • Cheesecake de Abóbora e nozes.
  • Esparregado e doce de abóbora formam um casal perfeito. Use os dois juntinhos como acompanhamento de uns belos assados de carne.

Cozinhar é amor que podemos saborear…